Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

segunda-feira, 31 de março de 2008

Monte Espinho - Comunidade em Festa - Aos 28

Domingo, 10 de Fevereiro obrigou-me a repensar o que são 28 anos de existência.
Passei por essa idade, há alguns anos, e recordo como de facto aos 28 já passámos a infantilidade do “quando for grande gostava…” ou a ingenuidade da adolescência com o “ se eu pudesse ou tivesse…”. Realmente aos 28 já sabemos com alguma certeza quem somos e do que parecemos ser capazes. Embora os sonhos não desapareçam (ou não fossem eles uma constante da vida), a verdade é que aos 28 já a vida oferece uma certa sensatez que se confirma aos 30.
Naquele domingo, cantei juntamente com algumas dezenas de pessoas, os parabéns porque fez 28 anos que a Capela de Monte Espinho tem razão de existir. Há 28 anos, celebrou-se neste lugar a primeira missa e com essa celebração nasceu igualmente uma vontade de expandir a fé. Uma fé que prevalece e que se extravasa em dias como o de domingo. Diante de muitos amigos e convidados confirmou-se o desejo de manter viva e continuar uma obra que já toca a maturidade. Os que nela se envolveram desde início, já passaram as fases do desejo infantil ou do sonho ingénuo. Já provaram que o projecto existe, que tem potencialidades para continuar vivo e que, como qualquer projecto, vive traçando metas futuras que continuam a ser esquecidas ou adiadas.
Aos 28, já questionamos os obstáculos e constatamos que a falta de concretização do projecto não depende da falta de vontade dos que nele se envolvem mas sim da falta de apoio dos que podem, mas que, ingénua ou propositadamente, se esquecem dele.
Aos 28, continuamos a dar valor, muito valor aos amigos que estão ao nosso lado nos grandes momentos. E sentimos a falta dos que por algum motivo não possam estar presentes.
No domingo, os amigos estiveram por lá a participar activamente quer na celebração, quer no almoço, quer na animação que decorreu durante a tarde. Alguns elementos do Coro Milium, que já travaram uma espécie de “intercâmbio coral” com o Coro de Monte Espinho, participaram vivamente na animação da celebração. A assembleia sensibilizou-se com a alegria e o amor com que se cantou nesse dia. Não faltaram igualmente as confrarias e outros Grupos que acharam por bem assinalar com a sua presença mais um aniversário. A celebração foi presidida pelo Pe Marcelino que tem cumprido assiduamente o seu compromisso de “dizer missa no Monte Espinho”. A ausência do Pe Lemos fez-se sentir pois o aniversário também é dele e a Comunidade continua a agradecer e a reconhecer a sua generosidade.
Durante a tarde, o almoço partilhado reuniu muitas crianças e seus familiares que aí frequentam a Catequese, o que envaideceu muito os Catequistas que procuram, mais do que nunca, envolver os pais no crescimento na fé das suas crianças. E, à tarde rimos todos: as crianças dançaram e cantaram, as Pajens, os Acólitos e a Confraria divertiram a assistência com um espectáculo muito de improviso mas que realmente levou às lágrimas a plateia. Foi realmente muito bom!
Aos 28, está-se no auge da vida. Embora cientes dos problemas continua-se a acreditar na vida, no futuro. E, se se é cristão todas estas crenças ganham uma dimensão ainda maior: é que Deus está sempre com os que Nele acreditam e não desistem.
Aos 30, concretizam-se definitivamente ou adiam-se para sempre projectos. O sonho permanece mas só se tornará realidade com a força de outros que podem mais do que aqueles que sonham.


Ana Pascoal
in "A Voz de Leça" Ano LV - Número 1 - Março de 2008