Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

segunda-feira, 31 de março de 2008

A Sagração do Espaço

É o titulo da exposição retrospectiva da obra do escultor Manuel Nogueira patente ao público na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, entre 19 de Janeiro e 24 de Fevereiro, do corrente ano e que nos trouxe um artista que dedicou toda a sua vida à arte, principalmente à escultura e que nem sempre foi bem compreendido e por vezes foi até ultrapassado com manobras perigosas que deixaram as suas marcas patentes na revolta como encara o relacionamento do dia a dia.
Esta exposição mostra-nos um conjunto de obras do autor nos variados campos desde a escultura à medalhística mas não só; pois pela mão sábia do professor A. Cunha e Silva teve o condão de levar os interessados a uma visita guiada à mesma e a alguns dos locais onde existem obras que pela sua dimensão ou local de exposição não foi possível trazer. Essa visita aos locais terminou com elevada satisfação por um dia de cultura plena, no Seminário da Boa Nova, em Valadares – Vila Nova de Gaia, onde todos tiveram a oportunidade de admirar uma preciosa imagem de Nossa Senhora da Boa Nova talhada em madeira, de grandes dimensões.
Este ciclo terminou com a conferência Manuel Nogueira escultor: “A Sagração do Espaço” que será proferida pelo professor A. Cunha e Silva no dia 21 de Fevereiro de 2008 no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Manuel da Silva Nogueira nasceu em Santa Cruz do Bispo – Matosinhos, e aos dez / onze anos entrou como aprendiz na oficina de Mestre Guilherme Thedim. Esta oficina pertencia a um escultor que fazia peças religiosas ou de arte sacra, de onde saíram imagens como as de Nossa Senhora de Fátima, que se encontram no Santuário de Fátima e na Igreja Paroquial de Leça da Palmeira, bem como de outros santos para várias igrejas do país e do estrangeiro. São imagens diferentes facilmente identificáveis pela expressão do olhar e pela delicadeza das linhas do rosto.
Uma das primeiras peças feitas por Manuel Nogueira foram as asas da imagem de S. Miguel Arcanjo, uma simbólica escultura religiosa que está na Igreja Paroquial de Leça da Palmeira, cujo corpo é da autoria é de Guilherme Thedim.
Este trabalho marca o início da carreira de Manuel Nogueira o qual, por indicação do seu Mestre, recebeu tal tarefa como característica iniciática, foi a aprendizagem do talhe directo das asas do anjo desta imagem e, como diz Cunha e Silva no belo catálogo da exposição, “… em todas as tradições, as asas nunca são recebidas, mas sim conquistadas com o preço de uma educação iniciática e purificadora.
Todos os artistas, ou quase todos, ficam marcados pelas obras da sua juventude, pela ingenuidade e generosidade dos seus primeiros gestos. Estes são trabalhos límpidos, sem vícios, que poderão vir a constituir-se em símbolos, memoriais. Aqui se afirma a marca pessoal do artista, a escolha do caminho a percorrer, os conceitos a defender. Todavia o escultor ampliou as atracções originárias com estudos académicos e o afinco de quem busca uma superação em cada satisfação”.
É assim que o seu percurso o leva à Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, onde frequenta o Curso de Escultura Decorativa; e onde com 26 anos dirigiu a disciplina de Tecnologia de Escultura. Foi aluno de Mestra Barata Feyo, no curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em Itália, onde frequentou a Academia Di Belle Arti Pietro Vanucci, em Perugia; e equiparado a bolseiro do Instituto de Alta-costura, na especialidade de Técnicas de Escultura. Frequentou, no Instituto Di Betto a disciplina de Restauro. Tem o curso de escultura da Academia Di Belle Arti Pietro Vanucci.
Do seu longo curriculum fazem parte intervenções em diversos colóquios internacionais sobre o tema “Cristo nas Artes Plásticas”.
A obra do escultor Manuel Nogueira está representada em vários museus de Itália, e em museus e igrejas, bem como em diversas colecções particulares.
Participou em diversas exposições colectivas de Artes Plásticas em vários países de diferentes continentes.
Durante quinze anos fez restauro de escultura de todas as épocas, continuando até esta data as experiências sobre a consolidação e preservação das madeiras.
Tem desenvolvido também as técnicas de esmaltagem sendo de destacar a sua obra Cálice em ouro para Sua Santidade Paulo VI, mas gostamos também imenso do Sacrário de uma Igreja em Chaves.
De realçar ainda a sua obra de Medalhística que atinge já mais de cento e vinte medalhas onde destacámos as séries “Capelas de Leça da Palmeira” e “Eça de Queirós”, a dos “250 anos das Festas do Bom Jesus de Matosinhos”, “1.º ano das Festas de Matosinhos como Cidade”, “IV Centenário da Edição dos Lusíadas” e muitas outras.
Privamos há pouco tempo com o escultor Manuel Nogueira mas já deu para reconhecermos a sua força interior, a sua visão do mundo e da arte, uma sensibilidade natural a que não será alheio o meio rural e natural de Santa Cruz do Bispo em que foi criado, daí como o próprio deixou registado no verso da medalha dedicada a António Cândido: “… o mundo está cheio de palavras, fala-se muito, medita-se pouco mas só a meditação é fecunda”.

Eng.º Rocha dos Santos
in "A Voz de Leça" Ano LV - Número 1 - Março de 2008