Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

segunda-feira, 30 de junho de 2008

R.T.A Encena Tradições de Leça

No passado dia 3 de Maio, no Salão Paroquial de Leça da Palmeira, pelas 21h45, o Rancho Típico da Amorosa realizou mais um grandioso espectáculo intitulado “Tradições de Leça”.
Tendo já sido encenado não há muito tempo, esteve como que “guardado na gaveta” e feitas modificação a alguns quadros, no sentido de melhorar a encenação e de aumentar um ou outro quadro, o R.T.A. conseguiu repôr esta produção que muito nos conta da vida “na Leça rural de antigamente” - o quotidiano do lavrador que trabalhava na lavoura de sol a sol, e só parava nos dias de preceito da Igreja, para romarias ou cumprir as suas promessas, e mesmo assim nem sempre. Pretendeu-se, desta forma, mostrar aos mais novos o dia-a-dia do homem do campo, bem como os momentos de lazer, ao longo dos 365 dias do ano.
















Foram representados os seguintes quadros:
· Janeiras – Dois cânticos alusivos à quadra
· Moda da Carrasquinha – Dança recreativa
· Cenas do Entrudo – O “Testamento do Judas”
· Quando meu compadre – Encenação de quadro
· O Senhor da Serra – Dança alusiva ao trabalho do serrador
· Bendito – Melodia cantada na Procissão dos Enfermos
· S. João – “O tostãozinho para a cascata”
· Regadinho – Dança de roda
· Pregões – Vendedores ambulantes
· Arregaça – Dançada depois das regas
· Apanha do Sargaço – O adubo para as terras
· Vira de Oito – Dança de Pescadores
· Desfolhada – Alusão ao Abílio da Moleira
· Vira de Roda – Dança de sedução
· Almas Santas – Melodia com que se pedia esmola
· S. Martinho – O vinho, a alegria, a desmesura…
· Chula Vareira – Dança de Pescadores
· Lavadeiras do Rio Leça – O canto e a coscuvilhice
· O avental da Curiquinha – Dança recreativa
· Mansidão – Dançava-se a caminho das romarias
· Os trajes tradicionais de Leça – Apresentação de Trajes
· Tirana – Dançava-se nas amplas cozinhas leceiras
· Canção de embalar – Cena familiar
· Natal – Adoração ao Menino Jesus
· Janeiras – Cântico de Pastores
A adesão do público foi boa, tendo sido o R.T.A. muito felicitado por mais uma brilhante iniciativa organizada em conjunto com a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira. O R.T.A. mostra desta forma que continua muito vivo e sempre disposto a fazer o que melhor sabe para manter vivas as tradições da nossa terra, e levar o nome de Leça da Palmeira o mais longe possível, embora nem sempre os apoios sejam os melhores e suficientes para esta causa.
A época alta do ano no mundo do folclore está já a começar, com festivais e demonstrações de norte a sul do país, e o Ranho Típico da Amorosa não é excepção, tendo organizando em Maio passado o festival do Senhor de Matosinhos e participado no mesmo mês no Festival do Danças e Cantares do Minho em Lisboa. Em Junho continua a participar em outros eventos, como o Festival de Boidobra na Covilhã, Festival de Aniversário do Típico de Ançã, em Cantanhede, Festival de Vila Nova do Coito em Santarém e Festival de Gouveia, na Serra da Estrela. Muitas outras actuações estão já agendadas para o resto do ano, mas neste momento o trabalho do R.T.A. concentra-se em mais uma edição do FESTARTE, este ano a realizar entre 24 de Julho e 4 de Agosto, com a participação da maior parte dos grupos já confirmada faltando apenas a confirmação de um ou outro grupo.


João Teixeira
in "A Voz de Leça" Ano LV - Número 4 - Junho de 2008