Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Procissão em Honra de de S. Miguel Arcanjo - 2008

A devoção de Leça da Palmeira a São Miguel Arcanjo vem de tempos quase imemoriais, pois datam do século XIII os documentos mais antigos que contêm registos de várias designações toponímicas, desde S. Miguel de Palmeira a S. Miguel de Bouças e S. Miguel de Moroça.
Nosso Padroeiro, S. Miguel, cujo nome significa “ quem como Deus”, é também o Padroeiro e Guardião da Igreja Católica universal. Mostrado na arte litúrgica da Igreja como um anjo segurando uma espada ou lança, um escudo e uma balança, aparece igualmente associado a grandes figuras históricas, como Joana D’Arc, a quem terá inspirado na sua luta para salvar a França, durante a Guerra dos Cem Anos.
O seu Dia é 29 de Setembro, quando é celebrado em conjunto com S. Rafael e S. Gabriel, os três gloriosos Arcanjos: S. Miguel, o príncipe da milícia Celeste, aquele que derrotou o mal, S. Gabriel e S. Rafael.

Este ano, o dia 29 calhou numa segunda-feira, o que fez com que a Procissão do padroeiro acontecesse antes do dia festivo. Na missa solene em sua honra foi recitada a ORAÇÃO A S. MIGUEL, que era rezada em todas as celebrações eucarísticas antes da Reforma da Igreja.

Marina Sequeira
in "A Voz de Leça" Ano LV - Número 7 - Outubro de 2008



Oração a São Miguel Arcanjo
“São Miguel Arcanjo,
defendei-nos neste combate, sede nossa guarda contra a maldade e ciladas do demónio.
Instante e humildemente pedimos que Deus sobre ele impere; e vós, príncipe da milícia celeste, com o poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos, que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amén.”



Fotos da Procissão em Honra de São Miguel Arcanjo 2008



























Os Nossos Andores