Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Benzido o Sacrário da Capela do Monte Espinho

Há quase um ano, no âmbito das celebrações do 28º aniversário da Comunidade de Monte Espinho, escrevi que ali os projectos nunca estão “por concretizar, mas para concretizar. Porque foi sempre assim: responderam ao apelo do Sr. Padre Lemos, há 28 anos, para que se pudesse ali celebrar a Eucaristia e a primeira foi mesmo numa garagem. Estava como que lançada a ‘primeira pedra’ da Comunidade, que hoje tem uma Irmandade, Grupo Coral, Grupo de Acólitos, de Pagens, Catequese e uma pequena mas acolhedora Capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima, que todos de alguma forma ajudaram a erguer, com trabalho, com dinheiro, com apoio logístico. (…) e verificaram a necessidade de adquirir um Sacrário para a Capela. Vão certamente tê-lo em breve, porque é quando surge um novo desafio que aquela pequena Comunidade se ergue, mais unida do que nunca.”
Pois mais este se tornou realidade – o Sacrário foi benzido no passado dia 18 de Janeiro, numa missa solene presidida pelo nosso Pároco, onde esteve aquela Comunidade ‘em peso’, (como sempre acontece em ocasiões como esta). A tarde foi de Inverno, mas dentro da Capela, aquela celebração encheu a alma a quem se lhes juntou em mais um momento de forte vivência cristã.
Hoje a capela de Nossa Senhora de Fátima de Monte Espinho está mais ‘completa’, é um lugar
mais sagrado.


Marina Sequeira in "A Voz de Leça" Ano LV - Número 11 - Fevereiro de 2009